O que deve ser observado ao planejar o site da empresa

21/05/2018

O que deve ser observado ao planejar o site da empresa?

Ter um site já não é mais uma vantagem competitiva, mas sim uma obrigação para qualquer empresa que queira ter o mínimo de presença digital. Porém, também não basta colocar qualquer site no ar, sem um planejamento ou preocupação com a maneira como as pessoas interagem com ele.

Neste sentido, existem muitos pontos que precisam ser pensados na hora de planejar o site da empresa, para que ele possa ser um ponto forte de sua presença digital. E esses pontos têm relação entre si e constroem um contexto fundamental para que o site seja a mola propulsora para construir uma audiência e melhorar a presença digital e sua marca. Veja agora, alguns pontos fundamentais para construir um site de alta relevância!

Conceito da marca e site planejado

Este é um ponto fundamental ao planejar o site da empresa. O que você quer passar para as pessoas? Quais conceitos devem ser trabalhados? Este é o ponto de partida para todas as demais bases.

Por exemplo: se você tem uma empresa de design ou tecnologia, que são elementos atuais e modernos, não pode ter uma construção com elementos muito clássicos, design quadrado ou algo sem criatividade.

É muito importante que o site esteja alinhado aos conceitos da marca, a sua missão e visão. Lembre-se sempre de que o site é a porta de entrada do mundo digital, se ele não for bem construído, de acordo com o que você planeja, ele poderá não trazer resultados.

Experiência do usuário

Nenhum site deveria ir ao ar sem antes ter tido um planejamento de sua estrutura, que precisa ser pensada de acordo com a experiência do usuário. Cada vez mais, este é um item fundamental ao planejar o site de uma empresa, pois através da experiência do usuário, podemos fortalecer a marca, obter mais leads e aumentar a conversão.

Além disso, o SEO (search engine optimization, ou “otimização para os mecanismos de busca”) está cada vez mais levando em conta a experiência do usuário e, com isso, você terá mais visitas se todos os elementos forrem bem trabalhados. Um site muito agressivo, com diversos pop-ups, pode trazer experiências ruins. Por isso, é muito importante levar em conta a maneira como o usuário irá interagir com o site.

Design responsivo e integrado ao conceito do site

O site precisa ser integrado ao que a empresa se propõe a entregar aos clientes. E poucas coisas serão tão efetivas para isso quando o design. Seja o layout ou as artes que serão colocadas no ar, tudo precisa estar alinhado à proposta do site. Além disso, hoje não há mais espaço para sites que não se adaptem aos dispositivos móveis — é essencial ter um design responsivo, pois grande parte de sua audiência será dada por pessoas em dispositivos móveis.

Planeje o conteúdo de seu site

Por mais que estejamos falando de sites de empresas, é muito importante entender a importância do conteúdo para seu site. Ao planejar o site de sua empresa, é muito importante ter clareza sobre o tipo de conteúdo que será compartilhado, a maneira como as pessoas irão interagir com ele e de que forma será possível estabelecer melhores resultados. O conteúdo é o que fará as pessoas entrarem e voltarem ao seu site, portanto, será a base para a construção de uma audiência fiel.

Veja que, ao planejar o site da empresa, precisamos levar em conta uma série de fatores. Aqui nem tratamos dos pontos de desenvolvimento, pois eles são mais complexos e técnicos. Mas é muito importante que seu site funcione bem, sem bugs ou qualquer outro problema!

Gostou do conteúdo? Comente abaixo com sua opinião, para que possamos sempre melhorar o conteúdo que compartilhamos com você!

Diagnóstico de Marketing Digital gratuito para sua Empresa, Agende!

Seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CLIQUE AQUI!

botao.png