Estratégia de Marketing de conteúdo 6 erros que você deve evitar

21/05/2018

Estratégia de Marketing de conteúdo: 6 erros que você deve evitar

Atualmente, existem diversas estratégias de marketing que podem trazer resultados positivos para as empresas, quando aplicadas corretamente. Por motivos que vão desde a busca por um retorno sobre investimento (ROI) maior até a procura por um estreitamento de relacionamento com os clientes, o marketing de conteúdo vem crescendo rapidamente no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, 69% das empresas brasileiras já utilizam o marketing de conteúdo como forma de divulgação.

Produzir conhecimento faz com que o consumidor enxergue a empresa como referência, gerando uma maior credibilidade para a marca. No entanto, garantir os resultados desejados não é algo tão simples. Na hora de elaborar e aplicar o planejamento, é preciso evitar alguns erros que podem gerar grandes impactos negativos nos resultados finais esperados. Veja a lista que preparamos com os maiores deslizes que você não deve cometer:

Não conhecer o seu público-alvo

Para quem produz conteúdo, o maior desafio não é a criação e distribuição dos materiais em si, mas alcançar as pessoas certas ao fazê-lo. Para ser assertivo, conheça seu público a fundo. Produzir pesquisas de opinião ou entrevistas pode parecer algo demorado, mas o que você descobrirá será valioso. Identifique os problemas e desejos de seu público, escute o que esperam de você e ofereça a solução. Depois disso, ficará fácil se comunicar com os clientes sem cair numa rotina de conteúdos sem valor.

Ignorar os clientes nas redes sociais

Ao entrar na web você abre um canal de comunicação direto com o seu público e, por isso, é preciso ser ativo e estar sempre à disposição. Ignorar perguntas e reclamações ou não responder depoimentos e comentários são atitudes de quem não se importa com o consumidor. Mostre ao cliente que ele é importante para você!

Pensar apenas em vendas e só falar da própria marca

O objetivo ao adotar uma estratégia de marketing é gerar mais lucros e vendas, mas, ao escolher o Marketing de Conteúdo, isso é feito de maneira subjetiva. Ao se tornar referência de conteúdo, a marca passa a ser de confiança, valorizada e é considerada útil. Os humanos tendem a recompensar e agradecer àqueles que os ajudam. Se a sua marca é referência em outros momentos, na hora de fechar uma compra não será diferente: ela se tornará a resposta mais óbvia para o consumidor.

Não criar conteúdo suficiente e esquecer o que já foi produzido

Quando falamos de Marketing de Conteúdo é importante frisar que a qualidade e a quantidade são igualmente importantes. Não existe um número certo de conteúdos a serem lançados, mas você deve definir uma frequência de postagens e ser fiel ao seu cronograma. Não há nada mais frustrante do que um blog com pouco conteúdo ou desatualizado, por exemplo.

Além disso, não esqueça o conteúdo que já foi lançado, pois ele sempre pode gerar bons frutos. Todo o empenho investido na criação de seus materiais deve valer a pena e, dessa forma, você deve divulgá-los sempre que for possível.

Não ter um planejamento de conteúdo

Criar, produzir e divulgar conteúdo não é tarefa simples e precisa de organização. É indispensável planejar os assuntos com antecedência, lembrando das fases da Jornada de Compra (o tempo que leva entre o primeiro contato e o fechamento da venda) da sua persona. Ao final, faça um calendário com as datas e conteúdos para saber quando começar a produzir o material, quem estará envolvido no processo, entre outros.

Não monitorar os resultados e manter distância da área comercial

Depois de aplicar o que foi planejado, é preciso monitorar os resultados e verificar as opiniões dos usuários. Na internet tudo é mensurável, então fique de olho no número de curtidas, compartilhamentos, comentários, marcações, visualizações da página, downloads, novos leads, entre outros. Conversar com a área comercial é de extrema importância para saber quais conteúdos geram mais vendas e quais não são tão relevantes assim.

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