coeur de femme

21/05/2018

Através da literatura, empresa ajuda ex-estagiária a fazer intercâmbio

Obra de Camilla Alcântara traz coletânea de poemas sobre mulheres e será publicada pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Lançamento será no dia 25 de maio.

Depois de dois anos de estágio na Assessoria de Comunicação da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Camilla Alcântara verá a Ioerj realizar mais um de seus sonhos: ter seu primeiro livro publicado. Coeur de Femme – coração de mulher, em francês – traz a coletânea de 44 poemas escritos pela estudante de jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos últimos dois anos. Na Sala de Cultura Leila Diniz, que pertence à Imprensa, será realizado o lançamento do livro e da webserie produzida pela autora no dia 25 de maio, às 18h.

Pelo apoio da empresa, parte da tiragem será vendida pelo Projeto Mais Leitura para cobrir os custos de impressão. A outra parte ficará com a autora, que usará o dinheiro arrecadado nas vendas para se manter em Bogotá, na Colômbia, durante o intercâmbio obtido através da UFF.

Além de motivado pelo objetivo da causa, o diretor-presidente Neumar Rodrigues afirma que considerou importante a Imprensa Oficial apoiar a iniciativa de uma jovem escritora, ainda mais quando se trata de de poemas que mostram a força das mulheres. “A Camilla apresentou um trabalho com muita qualidade. Sou jornalista e gostei dos poemas. A Imprensa tinha que abraçar essa escritora promissora, mais uma mulher guerreira que surge na nossa literatura”, elogiou o jornalista.

Coeur de Femme possui poemas e fotografias, e é dividido em duas partes: a primeira transcreve sentimentos de questões de mulheres próximas à autora; a segunda, sobre vivências dela em seus 20 anos. “Tudo começou no Facebook, em 2016. Mostrei um poema à minha melhor amiga e ela disse que parecia ter sido escrito sobre ela. Pensei: ‘será que outras meninas também se sentiriam dessa forma?’ Então, tive a ideia de conversar com garotas e escrever sobre o que estavam vivendo ou sentindo, ou sobre algo que me inspirava nelas, e fotografá-las depois”, explicou Camilla, que levou o projeto para serem compartilhados em uma página no Facebook.

Projeto transmídia

Após o planejamento do livro, surgiu a ideia de transformar o projeto em uma arte transmídia. Dividindo apartamento com Heitor Perpétuo, amigo e padrinho, desde o segundo semestre do ano passado, surgiu uma parceria entre os dois. Os amigos resolveram transformá-lo em uma webserie. Heitor, que é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), assinou o roteiro e a direção dos episódios. Juntos, convocaram uma equipe de universitários para a produção audiovisual.

Cinco poemas geraram cinco episódios que duram entre três e cinco minutos. A webserie foi produzida por uma equipe majoritariamente feminina. “Heitor e eu tomamos consciência de que era muito importante que conseguíssemos uma equipe voluntária que pudesse dar voz às mulheres, principalmente em cargos que costumam ser masculinos no ambiente audiovisual”, declara Camilla. Ela conclui: “O grupo ficou muito satisfeito com o resultado e estamos ansiosos para exibir o episódio piloto no dia do lançamento. Tudo foi feito com muito carinho, garra e dinheirinho juntado para fazer acontecer”. Após o dia 25, os outros episódios serão disponibilizados semanalmente através do canal do Youtube do projeto.

As atrizes da webserie participarão de um recital de poemas do livro no dia do lançamento. Ele será vendido a R$ 20,00. Alguns poemas do livro estão na página fb.com/projetocoeurdefemme e no Instagram @projetocoeurdefemme

SERVIÇO

Lançamento Livro e Webserie Projeto Coeur de Femme

Data: 25/05/2018

Local: Sala de Cultura Leila Diniz

Endereço: Rua Heitor Carrilho, 81

Horário: 18h às 20h30

Entrada Gratuita

Diagnóstico de Marketing Digital gratuito para sua Empresa, Agende!

Seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CLIQUE AQUI!

botao.png