Como usar o Instagram para aumentar as vendas do seu negócio

14/10/2016

Como usar o Instagram para aumentar as vendas do seu negócio

As mídias sociais deixaram de ser apenas um canal de relacionamento social entre amigos. Atualmente, elas adquiriram uma nova característica: promover negócios! As oportunidades de vendas aumentaram significativamente e aproveitar corretamente esse nicho se torna indispensável para quem deseja estar mais próximo ao cliente. Hoje, vamos explicar como usar o Instagram para alcançar melhores resultados.

Como usar?

Antes de tudo é necessário definir quais conteúdos devem ser postados. O primeiro segredo para ter sucesso no Instagram é criar uma estratégia para as publicações e jamais postar imagens aleatórias e que não tenham um objetivo definido no plano de ação da marca. O segredo do Instagram é a conquista visual. Assim, utilize imagens dos produtos ou serviços com uma alta qualidade. Lembre-se: elas não precisam ser necessariamente comerciais, mas bem atrativas.

O que postar?

Utilize imagens dos seus clientes para mostrar para os outros consumidores quais as vantagens e diferenciais dos seus serviços, elas vão ajudar a promover a marca sem ter um tom apelativo. Para ter acesso a essas imagens, promova campanhas usando hashtags (#) específicas da marca. Promover a empresa por meio de fotos dos bastidores ou dos colaboradores é outra alternativa que traz resultados. Os clientes não consumem apenas o produto/serviço, mas a ideia por traz do negócio. Perceber isso é fundamental para promover a empatia do público.

Qual a periodicidade de postagem ideal?

Não existe receita pronta, mas algumas dicas são úteis. Primeiro, poste entre uma e duas fotos por dia. Lembre-se que a falta de conteúdo pode tornar seu perfil esquecido e o excesso torná-lo cansativo.

Segundo um estudo da TrackMaven, o indicado é que as empresas utilizem o Instagram em horários variados, como após o período comercial, investindo em publicações à noite e aos finais de semana, por exemplo. A consultoria indica publicações entre 13h e 18h aos domingos e entre 17h e 18h durante a semana.

Entretanto, como dissemos anteriormente, não há receita! O fundamental é que se conheça o público-alvo para identificar variações nesses horários de maior interação. No início, pode ser necessário fazer alguns testes, isto é, postagens em horários alternados para descobrir quais as tendências entre o público que curte a página.

Como usar o Instagram para engajar?

O engajamento nas mídias sociais não deve ser comprado, mas sim conquistado! Para isso, responda e interaja com o público: solicite comentários nas fotos postadas no perfil, monitore as hashtags do seu negócio ou segmento de atuação para se relacionar com pessoas que tem interesses semelhantes. Assim, você expande as chances de aumentar o número de seguidores e de interações de uma forma natural e positiva para a empresa.

Como aumentar as vendas com promoções e sorteios?

Outra forma de aumentar as vendas utilizando o Instagram é por meio de campanhas, promoções, sorteios e descontos. Com o Instagram Negócios as empresas possuem diversas formas de fazer este tipo de divulgação. Entretanto, lembre-se de não ser meramente comercial! Usuários dessa rede social estão interessados em qualidade de imagem e vídeo e esperam que suas experiências no Instagram sejam valorizadas.

Nesses casos, a empresa deve investir em hashtags próprias e utilizar esse recurso para realizar promoções, sorteios ou mesmo ações de engajamento, como incentivar os usuários a tirarem fotos e marcarem a empresa ou utilizarem a hashtag.

Ao utilizar todos esses recursos, a empresa tem grandes chances de aumentar as vendas e melhorar a divulgação da própria marca utilizando o Instagram. Não se esqueça de que, como todas as mídias sociais, a presença é importante. Entretanto, esta deve estar alinhada a outras estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo. As dicas a seguir também são essenciais para engajar o seu público:

  • Valorize a identidade visual da empresa nas fotos e vídeos postados;
  • Avalie quais os melhores filtros para o seu negócio;
  • Utilize hashtags e não se esqueça da relevância delas para encontrar e ser encontrado.

Gostou de saber como usar o Instagram a favor da sua empresa e quer se manter atualizado sobre as novidades do marketing digital para aumentar as vendas? Assine nossa newsletter!

Diagnóstico de Marketing Digital gratuito para sua Empresa, Agende!

Seu comentário

CLIQUE AQUI!

botao.png