E-mail marketing

19/09/2016

Aprenda passo a passo como fazer um e-mail marketing perfeito

Entra ano e sai ano, o e-mail permanece como uma ferramenta eficiente para atingir os seus objetivos no marketing digital. Este método de comunicação pode ser apontado como antiquado por alguns, mas é difícil encontrar quem não possua um endereço de e-mail. Aí está um gigantesco potencial de alcance para as marcas.

No entanto, é preciso trabalhar o e-mail marketing da maneira correta para conquistar os seus objetivos. Ao seguir os pontos a seguir, você pode garantir que a sua campanha tenha os elementos corretos para impactar o público positivamente e gerar os resultados que sua empresa deseja.

Quer aprender como fazer um e-mail marketing? Então confira o passo a passo:

  1. Defina o seu objetivo

Nenhuma iniciativa de marketing digital deve começar sem um objetivo bem definido. Afinal, sem isso, você não tem como ter ideia se a sua campanha foi um sucesso. Pense também em quais serão os indicadores usados para medir sua performance, como aberturas, cliques em algum link, compras geradas a partir do e-mail marketing, entre outros.

Uma das principais vantagens do marketing digital é poder monitorar estes indicadores em tempo real, mas isso só é possível quando se sabe quais pontos medir.

  1. Conheça o público

Saber com quem você está falando é essencial para que uma estratégia de marketing digital consiga sucesso. Desenvolva personas baseando-se no público-alvo da marca, levando em consideração seus interesses e preferências.

Cada vez mais as pessoas preferem experiências mais personalizadas em seus serviços, e esta é uma excelente maneira de como fazer um e-mail marketing. Ao fazer entregas desta forma, as suas chances de conversão aumentam consideravelmente. Divida a sua lista em perfis diferentes e desenvolva conteúdo especializado para todas.

  1. Pense mobile

Se você é como a maioria das pessoas, certamente é difícil se separar do seu smartphone, não é? Isso resume uma excelente oportunidade para a sua marca impactar seu público. Segundo pesquisa feita pelo Litmus, aberturas de e-mail marketing via celular correspondem a 47% do total.

Tamanho volume mais do que justifica pensar no conteúdo dos seus envios para se adaptar a múltiplos tamanhos de tela. Não adianta o layout ficar excelente em um computador mas quebrar ao ser visto em um smartphone ou tablet.

  1. Inove no assunto

O assunto do e-mail pode ser determinante para ele ser aberto ou descartado completamente. Dedique parte da sua estratégia a desenvolver uma frase que capture o conteúdo e tenha um adicional que incite a curiosidade. Evite usar um texto longo: o ideal é que fique abaixo dos 70 caracteres, mas muitas campanhas vêm recebendo bastante sucesso ao investir em assuntos bem mais curtos.

  1. Acerte no horário

Leve em consideração os hábitos do seu público-alvo ao escolher quando o seu e-mail marketing será disparado. Em geral, é uma boa estratégia evitar o horário comercial, pois as pessoas que trabalham ficam impedidas de dar a devida atenção ao que recebem no e-mail. Aposte em depois das 20h para maximizar suas chances de sucesso.

Ao seguir estes passos, você possui todas as informações que precisa para saber como fazer um e-mail marketing. Vamos começar? Primeiro, aproveite para deixar as suas dúvidas nos comentários!

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