11/01/2016

A importância de definir métricas no marketing digital

Imagine que hoje você saia de casa, mas não tenha destino algum, que saia dirigindo por aí até chegar a algum lugar que, talvez, considere agradável e lá resolva parar. Nas férias, se você tem um espírito aventureiro, até que essa ideia não parece tão ruim, não é mesmo? Mas você gostaria de levar a sua empresa a algum lugar que você não sabe exatamente onde é? Imagino que não. Essa é a razão pela qual você define um objetivo. Mas qual a importância das métricas de marketing digital nesse processo? Vamos ajudá-lo a entender essa questão neste post, além de apresentar algumas dicas de como defini-la!

A importância de definir métricas no marketing digital

Se você não define um objetivo, um ponto que você quer alcançar no marketing digital, como saberá que já atingiu esse objetivo ou se está no caminho certo para atingi-lo? Esse é um dos principais motivos pelos quais você precisa conhecer as suas métricas no marketing digital, os famosos KPIs (Key Performance Indicators).

Essas métricas vão indicar o que está dando certo e pode ser potencializado, o que está errado e precisa ser mudado e também vão identificar ações que precisam ser iniciadas o quanto antes, para que não seja tarde demais. Além disso, as métricas ajudarão em outros pontos, como, por exemplo, medir o ROI (retorno sobre investimento) da sua estratégia.

Antes de pensar em métricas, conheça seu objetivo

Antes de definir qualquer métrica, é importante saber exatamente qual é o seu objetivo e como essa métrica colabora com ele. Por exemplo: 1 milhão de curtidas no Facebook parece algo atraente? Acredito que sim. Mas se seu objetivo com o marketing digital é gerar leads, você sabe exatamente como esse número vai ajudá-lo? Ou seja, é preciso pensar se você precisa de fato acompanhar esse número e como ele pode ajudá-lo na conquista de seu objetivo de gerar leads.

Por esse motivo, é essencial que você saiba seu objetivo, pois só assim será possível definir quais números precisam ser acompanhados e quais precisam ser melhorados. Existem diversos tipos de objetivos: vendas, promoção de uma marca, geração de leads, engajamento, se tornar referência no mercado, entre outros.

Saiba escolher suas métricas no marketing digital

Existem diversas métricas que você pode acompanhar para sua estratégia. Para saber qual é a ideal, tenha o seu objetivo em mente e entenda o que vai ajudá-lo a chegar “lá”. Dentre as métricas mais comuns estão as seguintes.

Leads

Quando as empresas querem aumentar suas vendas, é comum que o objetivo principal seja a geração de leads. Nesse caso, evidentemente, a métrica será o número de leads (oportunidades de negócio) gerados em um certo período.

Porém, é importante entender se os leads são de fato o que vão ajudar a sua empresa a vender mais.

Visitantes

Se a sua empresa está começando a atuar no mundo digital, é possível que você queira, primeiramente, criar visibilidade para ela e que ela seja reconhecida. Dessa forma, a geração de tráfego é uma métrica que pode ser acompanhada.

Conversão

Há ainda a possibilidade de a sua empresa, um e-commerce, por exemplo, estar um pouco mais madura no marketing digital: já tem conhecimento de mercado, possui diversos leads, mas tem uma conversão muito baixa. Nesse caso, outras métricas podem ser acompanhadas, como o tempo na página, taxa de rejeição, taxa de saída, entre outras.

Espero que este post tenha lhe ajudado a entender a importância de ter métricas no marketing digital ou em qualquer ação de marketing. Caso tenha qualquer dúvida ou queira compartilhar sua experiência conosco, fique à vontade para comentar nos campos abaixo.

Criar e acompanhar uma estratégia de marketing digital pode ser um desafio e tanto, por isso, estamos à disposição para ajudá-lo!

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