Saiba como escolher as melhores cores para atrair mais clientes

Quando você vê um céu azul e quase sem nuvens, o que te vem à mente? É claro que cada pessoa sente alguma coisa diferente ao ver a mesma imagem, no entanto, o tipo de sensação mais comum é o de tranquilidade, e esse sentimento de calma provocado pela cor azul acaba sendo utilizado por várias marcas. As cores têm uma função importante quanto ao objetivo de atrair clientes e pode garantir bons resultados. E você sabe por quê? Acompanhe nosso artigo e saiba mais!

A relação entre o marketing e as cores

O estudo sobre a influência das cores no psicológico das pessoas tem sido algo bastante utilizado em diversos setores. No marketing, ele tem gerado resultados expressivos, isso porque cada cor nos remete a sensações específicas. O azul, por exemplo, representa a calma e tem sido bastante utilizado em setores corporativos, pois tranquiliza, além de promover maior confiança e credibilidade.

Com um estudo apropriado, é possível conciliar o uso das melhores cores com outras estratégias para otimizar os resultados e atrair mais clientes, mas sempre observando as necessidades de cada empresa.

Por que usar uma cor e não outra

Mesmo sabendo da importância das cores, muitas vezes, é difícil optar pela cor correta. O que mais chama a atenção do cliente em uma página: uma caixa vermelha ou verde?

Isso pode variar entre uma empresa e outra, mas vai depender também de outros fatores, como o tipo de ação que se pretende promover, o segmento da empresa, entre outros. Se o objetivo é fazer uma liquidação, por exemplo, o vermelho funciona bem, pois traz uma sensação de urgência. Já o verde cria a ideia de algo sustentável, e, assim como o azul, está relacionado à tranquilidade.

Por isso é essencial aliar as cores certas em seu site, em vitrines virtuais ou em CTAs, por exemplo, ao tipo de proposta oferecida pela empresa. E, para atrair o cliente efetivamente, é preciso também escolher as melhores cores em ações como campanhas de e-mail marketing e em outros pontos de contato com o ele.

O significado das principais cores

Entender os objetivos de cada cor pode auxiliar no processo para atrair clientes. Conheça um pouco mais sobre essa influência e escolha as melhores cores para o seu projeto:

Azul

Traz tranquilidade, contribui para a produtividade e a segurança. Amplamente utilizado em setores corporativos.

Amarelo

Alegre, ajuda a manter a atenção. É uma boa alternativa para detalhes em botões de CTA e para ser usado em vitrines.

Vermelho

É estimulante e expressa a sensação de urgência.  Bastante utilizado em setores alimentícios e também em promoções e descontos.

Laranja

Reflete otimismo e atrai a atenção. Ideal para botões de CTA.

Roxo

Ligado à inteligência e à sabedoria, costuma estar relacionado a produtos de beleza e também a produtos criativos.

Rosa

A cor que representa o feminino. Bastante voltado ao mercado das mulheres e bebês e áreas voltadas à inovação.

Verde

Associado à saúde, à natureza e à tranquilidade. Utilizado em ambientes hospitalares e que desenvolvam ações voltadas a sustentabilidade.

E então, conseguiu compreender o quanto o estudo das cores é essencial para atrair clientes? Você já utiliza essa prática? Conte para a gente sua opinião sobre o assunto e não esqueça de curtir nossa página no Facebook!